quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

WALKMAN

Nem todos os companheiros inseparáveis do Leo eram colegas da escola. Um amigo que o ajudou a passar por momentos em que ele estava meio pra baixo era seu walkman.

A galera de hoje em dia pode não ter tido contato com esse aparelhinho, mas na década de 80, bem antes do mp3 e iPods, o walkman era a melhor forma de ouvir um som quando e onde se quisesse.

Um aparelho tão moderno só poderia ter sido inventado pelos japoneses, que lançaram o primeiro modelo no final da década de 70. Equipado com um toca-fitas, o aparelhinho revolucionou o jeito de ouvir música, já que agora todo mundo podia gravar suas músicas preferidas e ouvir sempre que estivesse afim. E o melhor, com fones de ouvido, pra não incomodar aquela vizinha que sempre reclamava do som alto.

Leo e sua turma adoravam os walkmans e viviam gravando fitas cassete, pra mostrar uns pros outros as novidades musicais que tinham descolado.

Hoje em dia é ainda mais prático dividir com a turma aquele som que a gente adora. E vocês? Mostram para seus amigos suas músicas preferidas?

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

POR QUE CONHECER MÚSICA?


Quando Leo teve problemas em casa, a música acabou sendo uma grande companheira nas horas de tristeza. Mas não é todo mundo que tem a chance de ganhar uma caixa com vários discos maneiros para alegrar o dia.

Se ligaram porque é importante conhecer mais música?

Vocês podem pensar que é muito mais fácil aprender com as rádios ou seus mp3, mas escutar um som não basta. É sempre bom musicalizar a galera. Mas o que é isso?

É fazer com que cada um entenda na real o que as músicas expressam, de onde vieram, quando apareceram. Saber sobre música é mais que acertar o nome de uma banda quando ela toca numa festinha. E para entender a música de verdade, é preciso curiosidade e atenção.

Por isso, quando pintar uma informação musical, uma oportunidade de saber mais, não faça cara feia e aproveite. Afinal de contas, quem é que não quer mais uma música irada no seu repertório?